quinta-feira, 19 de março de 2020

ASSEMBLEIA HOMENAGEIA RUY PEREIRA




Ruy Pereira morreu vítima de acidente de carro em 2011, aos 60 anos. Iniciou sua vida pública militando na política estudantil em Caicó, como presidente da Casa do Estudante, nos anos 60. Foi prefeito de Serra Negra do Norte e disputou o Governo do Estado, em 2002, pelo PT. Foi também professor da Universidade Federal de Pernambuco e secretário adjunto de Saúde do Recife na administração Jarbas Vasconcelos.

Teve importante passagem como secretário estadual de Saúde e ocupava o cargo de secretário estadual de Educação quando faleceu. Entre as homenagens já recebidas, destaca-se o título de Cidadão Natalense (in memorian) e a escolha do seu nome para denominar o antigo Itorn, hoje chamado de Hospital Estadual Ruy Pereira.

Médico sanistarista, Ruy Pereira dos Santos desenvolveu obras pioneiras em Serra Negra do Norte. Instalou uma usina de reciclagem auto-sustentável, cobriu 48% da cidade com rede de esgotamento sanitário e construiu casas populares. Um complexo com dez barragens ao longo do rio Espinhara perenizou o canal. Hoje acumula para os cidadãos 12 milhões de metros cúbicos em 30 quilômetros de extensão no sentido oeste/leste com o objetivo principal a fixação do homem no campo.
Com as obras, Ruy Pereira queria "Mostrar que é possível, trabalhando com seriedade e competência, mudar este país. Que é possível para as comunidades, mesmo pobres, traçarem seu próprio destino", segundo suas palavras na época.

Influenciado por uma experiência surgida na França nos anos 30 e implementada com sucesso pelo ex-presidente François Mitterrand, Ruy Pereira criou a Casa Familiar Rural para os filhos de agricultores que não têm condições financeiras ou não querem sair de perto da família para complementar os estudos em centros maiores.
FONTE - ALRN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O POUCO COM DEUS É MUITO E O MUITO SEM DEUS É POUCO. AMO A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, COMO AMO AO MEU PRÓXIMO COMO A MIM MESMO - PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS